Projeto de obras civis para a construção do Aeroporto Tancredo Neves, em Minas Gerais, compreendendo: pista de pouso e decolagem de 3 km, pista de táxi e de interligação, pátio de estacionamento de aeronaves, terminal de cargas e cabeceiras em concreto e edifício Terminal de Passageiros com área construída de 100.000 m².

A construção foi realizada em quatro etapas, sendo a primeira delas concluída e inaugurada em março de 1984, permitindo que o aeroporto atendesse à demanda de até 5 milhões de passageiros por ano.

Características técnicas

Foi construída uma pista de pouso e decolagem, em concreto asfáltico, com 3.000 m x 45 m, pista de táxi e de interligação, em concreto asfáltico, com 3.000 m x 22,5 m, um pátio de estacionamento de aeronaves, terminal de cargas e cabeceiras em concreto de cimento Portland. Execução de toda a infra-estrutura para sinalização noturna.

Terminal de passageiros com 104.000 m²

A relevância econômica

O Aeroporto da Pampulha, apesar de sua baixa capacidade de receber passageiros, era o principal aeroporto de Belo Horizonte, porém sofria com frequentes fechamentos e inundações, devido à sua localização. Os estudos por um novo aeroporto em Belo Horizonte começaram para suprir as necessidades da cidade.

O local escolhido foi o Confins, na cidade de Lagoa Santa, a cerca de 40 quilômetros do centro da capital. Na escolha do local foram levados em consideração estudos que apontavam uma previsão de que a cidade cresceria até certo ponto, e dessa forma o aeroporto não sofreria com os mesmos problemas que os demais.

Terminal de carga aérea com 8.400 m²

Prédio de aviação geral com 1.879 m²

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