Palco da final da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, passou por obras de reforma e adequação que precisaram atender às exigências da Fifa e respeitar as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de um imóvel tombado.

A capacidade final do estádio passou a ser de 78.838 espectadores. As obras no complexo do Maracanã incluíram também o Parque Aquático Júlio Delamare.

O desafio

Todos os estádios que sediaram a Copa de 2014 precisaram atender aos padrões de qualidade da Fifa, que incluem excelência técnica e preservação ambiental. Adotar requisitos da construção sustentável na modernização de estádios era um dos pré-requisitos para que o Brasil pudesse sediar o maior evento de futebol do mundo.

No Maracanã, além das exigências da Fifa, a Andrade Gutierrez precisou respeitar também as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o estádio é um imóvel tombado da cidade do Rio de Janeiro.

Características técnicas

Foram realizadas melhorias para dar mais conforto e segurança ao público, com medidas como a retirada total da cobertura de concreto e a montagem de uma nova, formada por uma estrutura de cabos e membrana tensionados, que trabalham em conjunto com um anel de compressão metálico.

Capacidade para 78 mil torcedores

A relevância econômica

A Copa do Mundo de 2014 foi um evento importante para alavancar o turismo e a infraestrutura em cidades-sede, e só foi possível devido à construção de estádios como o Maracanã, realizada pela AG.

Atualmente, a Arena é um espaço multiuso que pode receber jogos de futebol, shows, eventos, feiras e visitações. Um espaço de padrão internacional, que permanece como legado após a Copa do Mundo para o Estado do Rio de Janeiro.

Desenvolvimento humano

Com a proposta de formar e qualificar a mão de obra para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do estado, as obras geraram aproximadamente três mil empregos diretos.

Qualidade e meio ambiente

O Maracanã foi uma construção classificada como “Green Building”, também conhecida como Construção Sustentável. É a edificação ou espaço construído que teve em sua concepção, sua construção e sua operação o uso de conceitos e de sustentabilidade ambiental, proporcionando bons resultados econômicos, além de benefícios para o bem-estar das pessoas.

Nossos projetos

Explore nosso portfólio completo

Conheça nossos projetos

Busca